A coordenação da campanha “Meu nome limpo”, iniciada nesta quarta-feira (28) e que garante a consumidores renegociar suas dívidas financeiras com desconto de pelo menos 50% nos juros, alerta que supostos estelionatários estariam usando o nome da campanha para tentar enganar consumidores.
O alerta se deve ao fato de uma pessoa ter recebido uma mensagem informando que sua dívida com uma cooperativa de crédito seria quitada por valor inferior ao que o cliente deve. Junto com a mensagem, o consumidor recebeu um boleto para o pagamento. A cooperativa informou à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec) que o cliente existe, mas não sabe como os supostos estelionatários tiveram acesso aos dados do consumidor e ao valor da dívida.
“Cabe ressaltar que na campanha Meu nome limpo são os consumidores que procuram os dois pontos instalados para consultar seus débitos e a situação cadastral do CPF. Eles são encaminhados para fazer a negociação com os estabelecimentos comerciais. Em hipótese alguma devem pagar qualquer boleto que tenham recebido em nome da campanha, sem antes fazer a negociação”, afirma a secretária Hiovente Piccoli.
A campanha foi criada para dar oportunidades a pessoas endividadas para pagarem seus débitos em melhores condições e, consequentemente, estejam aptas a consumir novamente de forma parcelada.
As ações da campanha acontecem nos dias 28, 29 e 30 de julho e de 4 a 6 de agosto, quando as pessoas poderão fazer consultas gratuitas ao SPC, Serasa e SCPC. Na segunda semana da campanha, o horário de atendimento será estendido, das 8h até as 20h. Na primeira semana o atendimento será das 8h às 18h.