A AMIC PR (Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná) proporcionou um importante encontro, na sexta-feira (03/09), entre empresários do ramo de contabilidade, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, e a equipe do setor de alvará da prefeitura. O encontro teve como objetivo alinhar demandas empresariais, sendo a principal delas a demora para emissão de alvará para novas empresas.
A reunião contou com a presença do prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, do secretário de Planejamento, Edson Zorek, e do secretário de Finanças, Renato Segalla. A classe dos contabilistas foi representada pelo presidente do Sincovel (Sindicato dos Contabilistas de Cascavel) e membro da AMIC PR (Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná), Diego Paim; o vice-presidente do sindicato, William Fischer e demais diretores; além do vereador Sidnei Mazutti, que também é contador.
A reunião de sexta-feira foi resultado do encontro com o prefeito e a sua equipe, realizado no dia 26 de agosto na Casa do Empreendedor, sede da AMIC PR. Na ocasião, a prefeitura apresentou as ações de incentivo realizadas na gestão em prol dos micro e pequenos empresários e ouviu questionamentos do setor empresarial. A ação fez parte da segunda fase do Projeto Nossa Voz nas Eleições, da AMIC PR, em parceria de outras entidades.
“Foram vários os pontos levantados pela classe empresarial neste novo encontro, realizado sexta-feira, dentre eles, a demora para emissão de alvará para os empresários. A equipe da prefeitura prontamente colocou suas respostas e propostas de adequação às dúvidas e às inseguranças da classe dos contabilistas”, resumiu Diego Paim.
Na reunião, o secretário Renato Segalla esclareceu que apenas 25 municípios do sul do Brasil estão implantando o modelo do RedeSim. Segundo ele, em Cascavel, há três anos o modelo de unificação tem feito a diferença para o processo de abertura de empresa.
“Tudo depende da integração e da adaptação do sistema. Poucas cidades do Estado estão adiantadas nisso. A Redesim nada mais é que uma rede de sistemas informatizados necessários para registrar e legalizar empresas e negócios, tanto no âmbito da União como dos Estados e dos Municípios. Ela tem o objetivo de permitir a padronização dos procedimentos, o aumento da transparência e a redução dos custos e dos prazos de abertura de empresas”, explicou Segalla.
A presidente da AMIC PR, Sonia Xavier, ressaltou a importância de apresentar as demandas da classe para a prefeitura e a parceria para ajudar as micro e pequenas empresas a se desenvolverem. “Apresentamos, no ano passado, uma carta de doze eixos com reivindicações da classe aos candidatos a prefeito. No encontro do dia 26, ouvimos da atual gestão o que está sendo feito em favor do micro e pequeno empresário e, agora, conseguimos ajustar e discutir o que precisa ser melhorado. Essa parceria é importante e ficamos felizes de fortalecer a classe e apresentar as necessidades ao executivo, que se mostra disposto a atender nossos empresários”, resumiu.