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Ação nacional do Sebrae no dia 20 de setembro terá foco nas vendas e no relacionamento

Publicado em 16/09/2021 às 10:34 por Tatiane Bertolino
Fotografia: Divulgação


No dia a dia de sua loja de eletrônicos em Brasília, o engenheiro Francisco Vadívio percebia a dificuldade dos clientes para reaproveitar a água usada pela máquina de lavar roupas. Buscando uma solução para facilitar esse reuso, desenvolveu, em 2012, um sensor eletrônico que pudesse coletar a água dos enxagues, que pode ser utilizada para regar plantas e lavar pisos, entre outros serviços domésticos. Para tirar a ideia do papel, investiu R$ 5 mil e abriu a empresa Água Cinza. Por ser um produto que promove a sustentabilidade, Francisco foi convidado pelo Sebrae para participar do Fórum Mundial da Água, em 2018. Além da visibilidade que ganhou, o Sebrae o ajudou na gestão do negócio: a empresa cresceu 40% desde que foi formalizada.


No Dia do Cliente, celebrado nesta quarta-feira (15), o Sebrae homenageia essa figura, que é a razão de ser da instituição e das mais de 20 milhões de micro e pequenas empresas espalhadas pelo Brasil. Por isso, convoca os donos de pequenos negócios para uma ação nacional que acontecerá, pela primeira vez, no dia 20 de setembro, oferecendo orientações e conteúdos relevantes sobre assuntos que permeiam a jornada do cliente. O evento, que será realizado online, teve a curadoria do Sebrae Ceará, Piauí, Minas Gerais, Roraima, Rio de Janeiro e Espírito Santo.


O presidente do Sebrae, Carlos Melles, explica que os temas que serão abordados no ciclo de oficinas vão ao encontro de um dos momentos mais desafiadores dos pequenos negócios no Brasil: o de continuar conquistando e encantando clientes mesmo em tempos de pandemia e crise. “A programação foi desenvolvida para despertar novos olhares nas ações diárias, ações viáveis e adequadas às realidades dos diversos sotaques, os diversos Brasis”, aponta Melles.


“A busca por qualificação é um fator decisivo quando se trata dos índices de sobrevivência dos micros e pequenos negócios no país”, reforça Ellys Alves, analista da Unidade de Relacionamento com o Cliente. Os resultados de pesquisa feita recentemente pelo Sebrae, baseada em dados da Receita Federal, mostram que 64% das pessoas que fecharam as portas das empresas, em 2020, não buscaram nenhum tipo de qualificação.


Entre os assuntos abordados na programação, estão: como como atrair, cativar, encantar e se relacionar com o seu cliente, com foco no bom uso das ferramentas e boas práticas do marketing digital. Stenio Guimarães, consultor, palestrante sobre comportamento do consumidor; Daniela Burkhard, especialista em marketing digital; Anderson Charles, administrador, especialista em Inteligência Comportamental; Ivan Vianna, fundador da startup Previsiown, professor universitário de Inovação, Empreendedorismo e Marketing Digital, formam o grupo dos convidados externos do evento.


Já como representantes do Sebrae, estarão: Alisson Gomes, especialista em Experiência do Cliente e gerente de Marketing do SEBRAE/CE; Karen Telles, consultora em atendimento ao cliente e gerente de marketing do Sebrae/RR; Junio Enes, mestre em Marketing Internacional, consultor do Sebrae/MG; além de Hander Frank, especialista em marketing digital e analista técnico do Sebrae/RR.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias