O Dia das Crianças é uma das principais datas de venda do comércio. E já para a primeira semana de outubro, a expectativa é de grande movimentação nas lojas para procura de presentes. Para aproveitar a oportunidade de venda, os lojistas de Cascavel estão com condições especiais para compra antecipada do presente.
É o caso da proprietária da loja Joca e Li, Crislaine Siqueira Leandro. Ela já trabalhava com vendas levando peças em condicional na casa dos clientes. A ideia de empreender nasceu da dificuldade que ela mesma teve, durante uma gestação com complicações, para comprar roupa para a filha. Há cerca de um mês, Crislaine abriu a loja física e conta com o Dia das Crianças para alavancar as vendas. “Vamos lançar, já no início do mês, desconto progressivo de 10%, 15% e 25% nas compras, conforme o número de peças que o cliente levar. Quanto mais comprar, mais desconto ele ganha. A intenção é fazer o estoque girar, já que essa data é específica para nosso público e, por isso, depositamos muita expectativa em vender mais”, afirma.
A empreendedora também destaca as condições especiais de pagamento. “Temos opção de pagamento à vista, via PIX e com cartão de crédito e débito. Até mesmo para parcelamento oferecemos desconto”, observa.
Além do ramo de confecções, as lojas especializadas em brinquedos também esperam vender mais que no ano passado. “Como o número de casos de coronavírus vem diminuindo, acreditamos que vamos vender mais que em 2020. Já estamos com uma grande procura de brinquedos, o que deve aumentar ainda mais nas proximidades da data. Skate e boneca são os mais vendidos por enquanto. E, claro, oferecemos condições especiais e pagamento no cartão de crédito parcelado, dependendo do valor da compra”, resume a gerente da Uni 1,99 de Cascavel, Keilla David.
Compras no comércio local movimentam economia
O economista Ronaldo Bulhões ressalta que datas especiais sempre alteram a rotina do comércio não só antes da data como no dia, especificamente. “Com antecedência, os pais compram presentes para seus filhos. No Dia das Crianças, há movimentação de restaurantes também, já que a maioria quer fazer uma comemoração especial. Tudo isso faz uma movimentação econômica muito grande no município porque o trabalhador tira dinheiro do bolso para investir nisso e, mesmo em volume pequeno, causa um efeito multiplicador para a economia da cidade”, explica.
Ainda segundo ele, são pequenas ações que, juntas, somam resultados importantes para todo o comércio local. “Uma pequena compra se estende na geração de empregos temporários, por exemplo, justamente para atender a procura maior”, complementa Bulhões.
Por isso, mais uma vez, a AMIC PR levanta a bandeira de incentivo para a compra local. “Sempre incentivamos a compra nas lojas da nossa cidade, da nossa região, pois é o dinheiro do trabalhador daqui que fica aqui. Isso ajuda o micro e pequeno empresário local e auxilia no desenvolvimento do nosso município. Os impostos ficam na nossa cidade e toda a economia gira”, finaliza a presidente da AMIC PR (Associação das Micro e Pequenas Empresas do Paraná), Sonia Xavier.
Em todo o País, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa é de que o volume de vendas do comércio varejista para o dia das crianças registre aumento de pelo menos 3,4%, o melhor desempenho desde 2013. A estimativa é que as vendas movimentem mais de R$7 bilhões.