Inovação permite que pequenos negócios se diferenciem no mercado

Com a apoio do Sebrae, empreendedor é orientado a realizar melhorias de gestão e a oferecer soluções inovadoras para os clientes

Publicado em 03/11/2021 às 05:31 por Tatiane Bertolino
Fotografia: Divulgação

Por meio da inovação, muitas micro e pequenas empresas conseguiram driblar as restrições da pandemia da Covid-19. Para enfrentar a crise, buscaram se manter próximas aos clientes com uso das redes sociais, promoveram inovações em processos com mudanças internas, aprimoraram produtos, reduziram custos e até mesmo mudaram os modelos de negócio para acompanhar as novas tendências de consumo. Desde o início da crise, o Sebrae tem monitorado os pequenos negócios para oferecer soluções, conteúdos e serviços que orientem os empreendedores na busca de inovações em diversas áreas do negócio.  


De acordo com o gerente de Inovação do Sebrae, Paulo Renato Cabral, a inovação foi fundamental para que os pequenos negócios atravessassem o período de crise na pandemia. “Observamos que o setor do comércio conseguiu se reinventar com a inserção digital, com vendas pela internet, divulgação dos produtos nas redes sociais e explorando as plataformas de comércio eletrônico, inclusive alguns negócios se mantiveram apenas no online depois do abrandamento das restrições da pandemia”, comentou.  


Já no segmento de serviços, ele aponta que a saída foi ir até o cliente para prestar o serviço, mas alerta que devido aos custos operacionais e a retomada das atividades, essa estratégia pode não ser viável para todos os negócios. “Durante a fase mais branda da pandemia, muitos serviços começaram a ser oferecidos dentro da casa dos clientes, seja na área de beleza, moda ou até mesmo com aulas de música, por exemplo.  Foi uma estratégia muito bem-sucedida naquele momento”, pontuou.  


No caso das empresas que ainda não conseguiram inovar e não sabem como começar, o especialista do Sebrae recomenda atenção às dores dos clientes. “É preciso dar uma parada para olhar para o mercado e para o seu cliente. Escutá-lo e verificar qual necessidade ele não  está atendendo. Ficar atento para onde está indo o negócio dele a partir das tendências do mercado. E então, preparar-se para atender a essas demandas dos clientes e do mercado”, ressaltou.  


Atento às necessidades dos empreendedores, o Sebrae tem ajudado os pequenos negócios a trilharem um caminho de inovação com iniciativas e programas, como o UP Digital Marketing, que oferece uma jornada intensiva, totalmente online e gratuita, de 10 dias úteis com conteúdos exclusivos, sob orientação de especialistas em Marketing Digital.  O objetivo é que ao longo dos encontros coletivos virtuais e mentorias individualizadas, os empreendedores coloquem em prática conhecimentos para aplicar estratégias e ferramentas, de acordo com as necessidades e objetivos do negócio.


Por sua vez, a metodologia do ALI (Agentes Locais de Inovação) que oferece soluções para aumentar a produtividade das empresas foi incorporado ao programa Brasil Mais, iniciativa do governo federal, em parceria com o Sebrae e o Senai. A meta do programa é atender 105 mil empresas em dois anos. Para isso, um time de 1.016 Agentes Locais de Inovação está preparado para atuar em todos os estados brasileiros. Até o momento, 22.250 empresas já passaram pelo Brasil Mais e outras 22 mil se encontram em atendimento. Em novembro, será iniciado um novo ciclo do programa.


Com as consultorias subsidiadas do programa Sebraetec, muitos pequenos negócios conseguiram aumentar o faturamento durante a pandemia. Somente no ano passado, foram quase 50 mil atendimentos em todo o país. Ao todo, o Sebraetec oferece mais de 250 soluções oferecidas por prestadores de serviços credenciados pelo Sebrae nos eixos de Produção e Qualidade; Design; Sustentabilidade; Saúde e Segurança no Trabalho; e Desenvolvimento Tecnológico para todos os perfis de pequenos negócios nos setores do comércio, serviços, indústria e agronegócio. Os custos das consultorias contam com o subsídio de até 70% pago pelo Sebrae. 


Novembro da Inovação


Durante todo o mês de novembro, a Agência Sebrae de Notícias vai publicar uma série de conteúdos voltados à difusão da prática da inovação pelas pequenas empresas. Vamos mostrar que a inovação não é uma prática restrita ao universo dos grandes negócios e que não demanda – necessariamente – grandes investimentos. Desfazer o mito de que inovar é algo inacessível ao dono de uma micro ou pequena empresa faz parte da missão do Sebrae.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias