Durante os seis meses de duração da ExpoDubai, que ocorre até março de 2022, empresários de micro e pequenas empresas brasileiras poderão participar dessa que é considerada uma das mais importantes feiras internacionais. O Sebrae Nacional, em parceria com suas unidades estaduais, vai levar para o evento empreendedores dos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Pará, Ceará, Rondônia e Tocantins com objetivo de apresentar o mercado internacional a esses pequenos negócios com potencial exportador e prepará-los para acessar esse mercado.
Apesar das micro e pequenas empresas representarem 99% dos empreendimentos brasileiros, o número de empresas que exportam e, principalmente, o valor exportado, ainda é baixo. Atualmente, das 25 mil empresas brasileiras que exportam, uma a cada três (8,4 mil), são de pequeno porte e respondem por apenas 1% dos valores negociados. “Temos um grande desafio pela frente que é preparar as empresas brasileiras para a internacionalização e aumentar a quantidade de negócios exportadores e o valor que é exportado”, afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
A ExpoDubai reúne empresas privadas e organizações governamentais e não governamentais para discutir temas ligados a negócios, economia, tecnologia, urbanismo, sustentabilidade, ciências, cultura e gastronomia. Melles destaca que a participação dessas empresas no evento permitirá que elas conheçam melhor o mercado árabe, pois Dubai tem sido visto como um grande hub do comércio exterior. “Há uma grande variedade de oportunidades que devem ser aproveitadas e essa também é uma ótima vitrine para atrair parcerias e investidores. Essa ação visa abrir um mercado promissor para as nossas micro e pequenas empresas”, complementa.
Entre os produtos com forte apelo comercial que podem ser citados estão tipos de alimento como é o caso do açaí e os produtos de beleza como é o caso de cosméticos produzidos no país, que com uma grande quantidade de brasileiros morando no exterior têm sido cada vez mais procurados. A ExpoDubai também é uma oportunidade para empresas que atuam no setor de serviços. “Além das exportações de produtos fabricados no Brasil, há uma grande procura pelos destinos turísticos , startups e tecnologias ligadas, por exemplo, a cadeia de energia que conta com uma grande competência brasileira”, revela o presidente do Sebrae.
Incentivo às exportações
O Sebrae tem desenvolvido em diferentes estados e firmado convênios com órgãos como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Confederação Nacional das Indústria (CNI) para que os pequenos negócios consigam aumentar sua competitividade através do comércio internacional, além de ajudar o empreendedor a adaptar seus produtos e serviços aos requisitos do mercado internacional.
Recentemente, Sebrae e CNI lançaram um estudo em conjunto, que detectou os principais mercados com potencial exportador e seus compradores. Foram identificados segmentos como o de vestuário, produtos alimentícios, conservas de frutas, legumes e outros vegetais, móveis, sabões, detergentes, produtos de limpeza, cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal. A análise ainda identificou cerca de 50 outros setores, em todos os estados brasileiros e que possuem potencial para exportar. Entre os mercados-alvo selecionados para esses setores, ressaltam-se países da América do Sul, como Paraguai e Chile; além da Europa, com destaque para Espanha e Portugal.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias